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Desenvolvimento de novos produtos de algum modo relacionados com o espaço marítimo;
Criação de micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades económicas ligadas ao mar;
Desenvolvimento de novas metodologias de produção ou de organização de entidades, que exercem ou pretendem exercer, a sua atividade em espaço marítimo.
Qualificação escolar e profissional relacionada com o meio aquático:
Capacitação de atores, incluindo jovens em idade escolar, que realizem atividades ligadas ao meio aquático;
Melhoria das suas competências e da sua capacidade de adaptação aos contextos de produção, designadamente no âmbito da gestão financeira e do turismo, devidamente certificada.
Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos:
Reabilitação de edifícios de traça tradicional para afetação a outros fins relacionados com atividades marítimas;
Preservação, recuperação e valorização de práticas e tradições culturais e dos recursos naturais, associados ao espaço marítimo;
Outras operações que contribuam para a preservação, recuperação, valorização e promoção dos recursos culturais, naturais e paisagísticos;
Instalação de sinalética e de passadiços relativos a itinerários associados ao espaço marítimo.
Reforço da competitividade da pesca:
Criação, recuperação e modernização de estruturas, equipamentos e ou infraestruturas existentes, relacionadas com a pesca e a aquicultura.
Reforço da competitividade do turismo:
Criação e ou dinamização de micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades ligadas ao meio aquático, promovendo o turismo de âmbito local;
Criação, recuperação e modernização das estruturas e equipamentos ou infraestruturas existentes relacionadas com o turismo aquático.
Promoção de produtos locais de qualidade:
Estudo, projetos e pesquisas, com vista à definição de posicionamento do produto num dado mercado;
Elaboração e implementação de planos de comercialização ou marketing, incluindo ações de formação fundamentadas nestes planos;
Campanhas de comunicação e marketing;
Campanhas de sensibilização (locais).
Melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar:
Criação de peixarias e/ou modernização de infraestruturas existentes, designadamente, modernização de mercados;
Ações de promoção e de sensibilização para a comercialização de proximidade que permitem escoar e valorizar a produção local.