VINHAS DA EUROPA COM ROTA CULTURAL
A GRATER, membro do projecto ITER VITIS esteve presente de 3 a 5 de Fevereiro, na Feira Internacional de Turismo de Toulouse, em França, certame onde foi oficializada a criação da Rota Cultural dos Caminhos da Vinha na Europa.
O principal objectivo deste projecto consiste na promoção do património agrícola associado à produção de vinho de qualidade.
No certame, a GRATER fez-se representar com alguns produtos locais, nomeadamente, vinho, mel e queijo.
Plataforma
Electrónica
Entre os objectivos comuns da GRATER, no âmbito do projecto ITER VITIS com a criação da nova Rota Cultural dos Caminhos da Vinha na Europa, está a criação de uma plataforma electrónica, de um passaporte, e da participação em feiras de turismo de forma a dar visibilidade ao projecto e aos territórios parceiros.
Além da Associação de Desenvolvimento Regional das ilhas Graciosa e Terceira e da ADELIAÇOR (Faial – Açores), são igualmente parceiros neste projecto o Pays des Bastides et Vignoble du Gaillac (Tarn – França); Vallée du Layon (Loire – França); Serre Calabresi Alta Locride (Calábria – Itália); Associação Internacional das Rotas do Vinho – ITER VITIS.
Enoturismo e
Enogastronomia
Com o projecto ITER VITIS, a GRATER pretende «mergulhar» as populações locais numa cultura que se encontra em declínio, isto é, no espírito do vinho e da vida na cultura vitivinícola.
Na prática, pretendem-se implementar diversas actividades, desde a organização de workshops ou formações em enologia; passando pela aposta no enoturismo e na enogastronomia, com a realização, por exemplo de showtaste ou de participação em vindimas. Como material promocional, será elaborado um flyer interpretativo de um roteiro pelos principais pontos de interesse ligados à cultura da vinha, estando ainda previstas outras actividades com o intuito de trazer vivências antigas das vidas nas freguesias das vinhas e do vinho.
2012-02-01 00:00:00