A GRATER no 1.º semestre de 2013
Nesta edição da revista da GRATER vamos dar a conhecer aos leitores o trabalho realizado durante o primeiro semestre de 2013.
Foram aprovados e contratados os nossos quatro projetos de cooperação: ITER VITIS, Pegada Ambiental, Promover a Gastronomia Local e Qualificar o Turismo Ativo.
Realizou-se no dia 10 de Junho, na região de Layon, a conferência final do projeto ITER VITIS. Nesta conferência os oradores dos diferentes países e regiões apresentaram aos participantes a importância do vinho e do enoturismo nas suas regiões. A Grater associou-se a este projeto com o intuito de ir ao encontro dos mais de 20 milhões de visitantes europeus que anualmente procuram lugares e culturas representativos da vinha e do vinho, divulgar a importância que o vinho tem e criar condições para que o enoturismo tenha um crescimento no nosso território de intervenção. Não temos as grandes vinhas de outros países, mas temos uma mais-valia para os amantes desta atividade turística que é sermos detentores de condições climatéricas e artes de produzir vinho diferentes de todos os lugares do mundo.
Nesta edição vamos falar também do projeto pegada ambiental. Trata-se de um projeto de cooperação que pretende fomentar ações de educação e sensibilização ambiental junto da população local e visitantes com o objetivo de promover a prática de atividades e consumo de produtos com vista a um desenvolvimento económico sustentável e por conseguinte melhoria da qualidade de vida das populações.
Este projeto inclui também a entrega aos municípios do nosso território de onze aspiradores citadinos, para que os seus colaboradores tenham um melhor desempenho na limpeza dos seus arruamentos. De salientar que as estruturas desses equipamentos foram produzidas por uma empresa da ilha Terceira.
De mencionar ainda a organização de dois Cursos de Iniciação à Prova de Vinhos – Nível I intitulados «À Procura de Baco», ação de formação prevista no âmbito do projeto de cooperação Promover a Gastronomia Local, ministrados pelo presidente da Associação de Escanções de Portugal, Rodolfo Tristão. Nesta iniciativa participaram cerca de 33 pessoas que em comum nutriam o gosto e a curiosidade pelos vinhos.
Ainda no decorrer deste ano a GRATER irá desenvolver mais atividades relacionados com estes projetos, pelo que convidamos os nossos leitores a acompanhar o nosso sítio da internet.
Paulo Messias
2013-09-10 00:00:00